Densitometria: avaliando a qualidade de ossos e músculos
- CLINICAS SECCO&JUNG
- 12 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Cuidar dos ossos é tão importante quanto cuidar dos músculos. Afinal, são eles que ajudam a sustentar nosso corpo, protegem os órgãos e dão mobilidade ao corpo. Porém, o que muita gente não sabe é que existe um exame denominado densitometria que avalia não somente a qualidade dos ossos do corpo, mas também dos músculos.
O exame é indolor e seguro, e possibilita o diagnóstico por imagens, semelhante às dos raios X e que consegue detectar precocemente sinais de perda de espessura óssea ou muscular.
Guilherme Cardenaz, especialista em densitometria óssea, este na quinta-feira (11/02) no Amapá e falou sobre a importância do exame. Ele veio ao Estado a convite das Clínicas Integradas Secco Jung, que adquiriu um densitômetro.
"A ideia foi trazer o conhecimento não apenas técnico, mas também clínico. Compilando esses dois resultados, vamos ter um resultado final mais fidedigno do paciente", disse.

Ele explicou que a densitometria dá não somente o diagnóstico de osteoporose, mas também fornece ferramentas de monitoramento da doença. "O paciente quando começa a fazer o tratamento da osteoporose, é importante que sempre volte à mesma clínica para monitorar a osteoporose, dizendo com 95% de certeza se esse paciente está ganhando ou perdendo massa óssea", explicou Ghilherme.

Massa corporal
A densitometria também tem a função de avaliar a massa corporal. No exame, é possível "dividir" o paciente em massa gorda e massa magra e, avaliando-se os índices, é possível orientar o paciente para o melhor tratamento (dieta ou treinamento físico) ou outras condições clínicas como a sarcopenia, que é o processo natural e progressivo de perda de massa muscular.
A densitometria óssea ou muscular já está sendo feita nas Clínicas Integradas Secco Jung, com agendamento previamente feito para o exame.

Comments