Benefícios da fisioterapia oncológica
- Por Lena Carla Madeira
- 28 de set. de 2018
- 2 min de leitura

A fisioterapia oncológica atua na manutenção da qualidade de vida de pacientes com câncer, cujo objetivo é preservar, desenvolver e restaurar a integridade de órgãos e sistemas do paciente, prevenir e amenizar distúrbios causados pelo tratamento oncológico.
O fisioterapeuta especialista em oncologia atua nos principais pilares da esfera oncológica: na promoção, no tratamento da doença e nos cuidados paliativos. Neste sentido, a fisioterapia se torna uma peça fundamental na oncologia tanto no processo de prevenção quanto no de reabilitação do paciente com câncer.
Independentemente do sexo, idade ou do tipo de câncer, a fisioterapia pode ser indicada por médicos como algo complementar ao tratamento. Essa reabilitação busca atender às necessidades específicas de cada paciente, com medidas que buscam desde a restauração anatômica e funcional, ao suporte físico e a diminuição dos sintomas.
Dentre os quadros apresentados podemos citar alguns comuns e de grande relevância à qualidade de vida do paciente.
Linfedemas (inchaço do braço ou perna do mesmo lado do esvaziamento ganglionar).
Dores generalizadas ou localizadas com manifestações óssea, muscular ou nervosa e/ou circulatória.
Dificuldades Respiratórias.
Cicatrização deficiente ou com retrações.
Incontinência Urinária pós-cirúrgicas.
Disfunção Sexual proveniente ou não de doença oncológica.
A atenção à saúde dos pacientes em tratamento de doença oncológica, pode ser abrangente e trazer grandes benefícios à sua condição e qualidade de vida, quando submetidos à uma avaliação e intervenção fisioterapêutica eficaz e benéfica:
Os objetivos dela são restituir o alongamento do corpo, a força muscular, controlar a dor, melhorar a função do pulmão, além de reduzir inchaços e evitar a inatividade no leito.
Orientar a paciente desde o pré-operatório sobre os cuidados a serem tomados com a região que vai ser operada, assim como áreas adjacentes.
Durante o período de internação o enfoque é global, prevenindo, minimizando e tratando complicações respiratórias, motoras e circulatórias.
A dor é uma das principais e mais frequentes queixas do paciente oncológico, devendo por isto ser valorizada, controlada e tratada em todas as etapas da doença. As diversas técnicas para analgesia são um ponto forte da Fisioterapia em Oncologia.

Cabe ao profissional diagnosticar as disfunções causadas pela doença e pelo tratamento, e escolher as técnicas a serem utilizadas. A fisioterapia na oncologia pode utilizar de técnicas como:
Drenagem linfática,
Terapia física complexa, exercícios físicos, alongamentos.
Eletroterapia,
Terapia manual,
Enfaixamento.
Bandagem Terapêutica.
Exercícios respiratórios e de relaxamento e
Técnicas para analgesia.
Lena Carla Madeira
Fisioterapeuta Responsável - Oncoclínica Amapá
CREFITO12-21523F
Comments