Gripe e pneumonia: entenda a relação entre as doenças
- CLINICAS SECCO&JUNG
- 8 de abr. de 2019
- 1 min de leitura
Muita gente não sabe, mas a gripe (influenza) predispõe à infecção por pneumococo, principal causa de pneumonia bacteriana.

O vírus da gripe ataca as estruturas que compõem o sistema respiratório, o que deixa a pessoa mais vulnerável a complicações.
Isso ocorre porque, ao inflamar as vias aéreas, a gripe compromete os sistemas de defesa e favorece a ação do pneumococo.
Esta bactéria é transmitida por meio de espirro, tosse e secreções da pessoa infectada. Muitas vezes, ela fica quietinha na região do nariz ou da orofaringe (parte da boca logo atrás da garganta), só esperando o momento oportuno de invadir o pulmão.
Aqueles que apresentam portadores de doença crônica, como a diabetes e aquelas que acometem o pulmão, o coração ou o sistema imune, costumam ficar ainda mais fragilizados pela ação do vírus da gripe.Nessas pessoas, a pneumonia também pode ser causada pelo próprio vírus da influenza, que sai das vias aéreas superiores e vai até os pulmões (pneumonia viral).

PREVENÇÃO Vacinação contra a GRIPE – Indicada anualmente para pessoas de todas as idades a partir dos 6 meses de vida. Gestantes, crianças menores de 2 anos e os maiores de 60 anos estão entre os grupos com maior risco de complicações pela gripe.
Vacinação contra a PNEUMONIA – Indicada para crianças, adultos com doenças crônicas e maiores de 60 anos.Estudos comprovam que a vacinação contra o vírus da influenza e contra o pneumococo reduzem em 63% o risco de hospitalização por pneumonia e em 81% o risco de óbito, na comparação com idosos que não receberam nenhuma das duas vacinas. (Fonte Vaccini)
Comments